Pablo Fagundes & Marcus Moraes convidam Larissa Umaytá em show de jazz no Terças Musicais no Espaço Casa com entrada gratuita

No dia 8 de novembro, às 19h30, o projeto Terças Musicais recebe o show Pablo Fagundes & Marcus Moraes convidam Larissa Umaytá para uma apresentação única no Espaço Casa do Casapark. No repertório músicas autorais e clássicos da música brasileira. Com entrada gratuita, os ingressos devem ser retirados no site Sympla https://www.sympla.com.br/evento__1772760. A classificação é livre para todos os públicos.  O público pode conferir a programação semanal do Espaço Casa pelo site www.casapark.com.br ou nas redes sociais @casapark. O Espaço Casa fica no Casapark Piso Superior com entrada pela Livraria da Travessa.  O Casapark fica no SGCV Lote 22, Park Sul – Brasília. Telefone: (61) 3403-5300.

Sobre os músicos

O gaitista Pablo Fagundes e o violonista Marcus Moraes colecionam apresentações musicais e realizações de workshops de música brasileira pelo mundo afora. Estados Unidos, França, Holanda, Áustria, Bélgica, Espanha e Austrália foram palco das atividades dos músicos nos últimos anos. Recentemente, em maio de 2022, apresentaram-se em Brest, França, por intermédio da “Association Penn Ar Jazz”, com apoio do Ministério da

Cultura francês. A parceria entre Pablo e Marcus completou 12 anos e registra quatro CDs gravados, com destaque para composições autorais e releitura de clássicos da música brasileira.

Pablo Fagundes tem graduação pela Escola de Música de Brasília e pela Universidade Claretiano. Foi aluno de Maurício Einhorn, precursor e ícone da Bossa Nova na gaita cromática. Einhorn se refere a ele como “músico de rara habilidade e sensibilidade”. Idealizador e professor do Curso de Gaita Cromática no Choro, na Escola Raphael Rabello do Clube do Choro de Brasília, teve mais de 1.200 alunos entre 2008 e 2019, neste Curso pioneiro no Brasil. Entre outras atividades didáticas, conduziu “workshops” de música brasileira na Georgetown University (Washington, DC), University of Richmond (Virginia, EUA) e na Australian National University, além de apresentações na Northwestern University (Illinois, EUA) e no 44o SPAH (Society for the Preservation and Advancement of Harmonica) em Milwaukee (Wisconsin, EUA), mais antigo e prestigiado evento de gaitistas dos EUA. Produziu e lançou, em 2011, o DVD “Aprenda a tocar harmônica na música brasileira”, com alunos em vários estados brasileiros e no exterior, e disponível na página dele na internet.

Marcus Moraes é bacharel em Violão Erudito pela Universidade de Brasília, compositor, arranjador, diretor musical e guitarrista. Em 2003, venceu o Festival de Música Instrumental de Brasília. No ano seguinte, foi um dos 24 músicos selecionados para o maior concurso de música instrumental do Brasil, o Prêmio Visa. O álbum solo “Músicas que me vêm de repente”, de 2017, rendeu-lhe a indicação de “um dos melhores instrumentistas do Brasil”, pelo site “Melhores da Música Brasileira”, que realiza a seleção desde 2010. Ex-professor de Violão e Prática de Conjunto da Escola de Música de Brasília e de várias instituições de ensino privado do Distrito Federal, Marcus Moraes considera que a parceria com Pablo Fagundes “produz um ambiente muito generoso, onde nos completamos musicalmente”. Ressalta a relação de amizade entre eles e aponta um diferencial: “Pablo não só faz as melodias, como me acompanha nos momentos em que o violão é o instrumento solista, linguagem inédita desenvolvida com o passar dos anos numa instrumentação tão reduzida quanto a de gaita e violão”. Outro diferencial, na opinião do violonista, “é que valorizamos a nossa música, tanto a autoral quanto a música brasileira”.

Larissa Umaytá, percussionista, produtora e educadora, teve sua iniciação musical desde muito cedo. Criada no berço da cultura popular, no Centro de Tradições Populares com o Bumba Meu Boi de Seu Teodoro, seu avô, e vivendo nas rodas de samba dos churrascos de família, transformou a percussão em sua profissão. Por influência do samba, começou a dar seus primeiros passos profissionais nos bares e nas noites de Sobradinho (cidade satélite de Brasília e sua cidade natal) conhecendo e trabalhando com artistas locais. Em 2012, ingressou na Escola Rafael Rabello, o Clube do Choro, onde teve a oportunidade de conhecer diversos ritmos brasileiros e construir sua trajetória como educadora e instrumentista, e graduou-se em 2015. Formou o grupo Regional 5 Estrelas, com alunos da Escola, com quem ganhou o Primeiro Festival de Choro e, desse mesmo festival, Larissa Umaytá ganhou o prêmio de Melhor Instrumentista. Acompanhou e gravou com grandes artistas da cena musical da cidade e do Brasil como, Hamilton de Holanda, Ellen Oléria, Teresa Lopes, Letícia Fialho, Deborah Vasconcellos, Mestrinho, Teresa Cristina, Toninho Gerais, Sombrinha, Dilsinho, Menos é Mais, Bloco Essa Boquinha eu Já Beijei, Face Quarteto e muitos outros. Em 2020, a convite da produtora Rosa Dos Ventos, fez a direção musical do primeiro disco do Bumba Meu Boi de Seu Teodoro (O Legado do Sonho de Uma Criança), registrando suas vivências e memórias, de uma história de que resiste a mais de 50 anos em solo Brasiliense. É idealizadora e produtora do projeto Um Pandeiro Mais Um, presente em todas as plataformas digitais, onde recebe e acompanha grandes artistas, mostrando a versatilidade do pandeiro de couro.

Serviço:

Terça Musicais | Espaço Casa

Show | Pablo Fagundes & Marcus Moraes convidam Larissa Umaytá

Com | Pablo Fagundes (gaita), Marcus Moraes (violão) e Larissa Umaytá (pandeiro)

Quando | 8 de novembro, terça-feira 

                   Às 19h30

Onde | Espaço Casa  

              Casapark Piso Superior – Entrada pela Livraria da Travessa

Entrada | Gratuita

Classificação indicativa | Livre para todos os públicos

Bilheteria eletrônica | https://www.sympla.com.br/evento__1772760

Lotação | 70 lugares