Ecos | Geração 80 | Cinema | Talk Com René Sampaio, Bianca de Felippes e Renato Alves | Espaço Casa | Casapark

No dia 8 de março, terça-feira, às 19h30, o Casapark dá início ao ciclo Ecos | Geração 80, uma série de encontros com pessoas que trabalham com cinema, literatura, artes visuais, dramaturgia, arquitetura e design e que repercutem uma década importante na produção cultural do País. Para abrir a programação, Ecos | Geração 80 | Cinema, talk com o cineasta René Sampaio, que dirigiu entre outros os filmes “Faroeste Caboclo” e “Eduardo e Mônica”, roteiros inspirados nas músicas da Legião Urbana e a produtora dos filmes Bianca de Felippes. Com mediação do jornalista Renato Alves, o talk acontece no Espaço Casa do Casapark, Piso Superior, no mezanino da Livraria da Travessa. Para participar, os interessados devem se inscrever pelo site shopping.casapark.com.br. A inscrição é gratuita e a classificação indicativa é livre para todos os públicos, mas sujeita à lotação da sala que durante o período da pandemia é de 80 lugares. O uso de máscara é obrigatório.

Em 2013, o diretor René Sampaio, em parceria com a produtora Bianca de Felippes, lançou “Faroeste Caboclo”, o primeiro filme de uma trilogia baseada nas músicas de Renato Russo gravadas pela Legião Urbana, e, mais recentemente, em janeiro de 2022, “Eduardo e Mônica”.  No talk mediado por Renato Alves, que participou da pesquisa de produção do primeiro filme, o cineasta e a produtora abordarão temas como a criação de roteiro a partir de uma letra de música que faz parte do imaginário coletivo de várias gerações, a recriação de uma atmosfera de época, a contextualização e atualidade dos questionamentos, escolha de elenco, o papel do diretor, futuros projetos, entre outros.

O ciclo Ecos | Geração 80 acontece até agosto de 2022, com a participação de arquitetos, escritores, músicos, artistas visuais e dramaturgos que se relacionam com os anos 80. A programação inclui além de talks, mesas-redondas, exposições, sarau literário e apresentação teatral.  Os encontros acontecem no Espaço Casa, um ambiente idealizado pelo Casapark como um espaço híbrido, onde são realizados eventos culturais nas áreas de literatura, teatro, música e artes plásticas como lançamentos de livros, palestras, cursos, oficinas, apresentações musicais e teatrais.

Sobre o cineasta

Nascido em Brasília, o cineasta René Sampaio estreou como diretor de longas com ‘Faroeste Caboclo’ (2013), visto por mais de 1,5 milhão de espectadores. Foi o filme mais premiado no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, vencendo sete categorias, incluindo a de Melhor Longa-Metragem de Ficção. O longa foi exibido com grande destaque no Festival de Toronto (onde chamou atenção da crítica internacional), entre outros festivais internacionais. É showrunner, codiretor e produtor da série ‘Impuros’, da Star +, obra que acaba de estrear sua terceira temporada com grande sucesso. É o conteúdo de língua não inglesa mais assistido na plataforma e também faz sucesso na Globoplay onde também foi o mais acessado. A série estreou em toda a América Latina e recebeu do Emmy Internacional duas indicações de Melhor para o ator Raphael Logam. Entre outros trabalhos, dirigiu o curta-metragem “Sinistro”, vencedor de sete Candangos do Festival do Cinema de Brasília. É codiretor da série “Dupla Identidade”, da TV Globo. Seu novo longa, Eduardo e Mônica estreou no festival internacional de cinema de Miami com calorosa acolhida do público e da crítica e foi também premiado como melhor filme estrangeiro no prestigioso festival de Edmonton no Canadá.

Sobre a produtora

Bianca de Felippes é produtora e Cofundadora da APTR — Associação dos Produtores de Teatro, com um olhar especial para o desenvolvimento da carreira de artistas, atores e diretores de cinema e teatro. Foi ainda curadora do Circuito Inffinito de Festivais do Cinema Brasileiro. Em 2007, fundou a Gávea Filmes para dar continuidade ao trabalho de produção, distribuição de filmes e séries, assim como na produção de peças teatrais e exposições culturais. São mais de 100 peças teatrais produzidas com turnês por todo Brasil e exterior, e dez longas-metragens, entre eles “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil”, marco da retomada do cinema brasileiro em 1995, e “Faroeste Caboclo”, em 2013, sucesso de crítica e de público ultrapassando 1,5milhão de espectadores nas salas de Cinema. “Eduardo e Mônica” é a terceira produção sua a partir da obra de Renato Russo, depois do filme “Faroeste Caboclo” e do espetáculo “Renato Russo, o musical”.

Sobre o mediador

Renato Alves é um jornalista brasileiro com 22 anos de experiência. Com passagem pelo jornal Correio Braziliense e pela Revista Crusoé, é colaborador do The Brazilian Report e editor do jornal O Tempo em Brasília. Ele cobriu alguns dos principais eventos do século XXI, como o terremoto que devastou o Haiti e a Copa do Mundo na África do Sul, ambos em 2010. Em 2017 esteve na Coreia do Norte, sendo o único jornalista ocidental no país durante o seu bem-sucedido teste da bomba-H. A viagem resultou em seu terceiro livro reportagem: O Reino Eremita (Quixote-Do, 2018). Ele ainda é autor de outros dois livros-reportagem: O Caso Pedrinho (Geração, 2014) e O Povo da Lua (Outubro, 2016).