Brasiliana em verde e amarelo: 1969 – 2022 | Mostra Coletiva | Galeria Casa + Tachotte&CO. + Mirim Escritório de Arte

No dia 11 de maio, a partir das 18h, a Galeria Casa + Tachotte&CO. abre a mostra coletiva “Brasiliana em verde e amarelo: 1969 – 2022”, com obras de artistas contemporâneos brasileiros de diferentes gerações produzidas ao longo das últimas seis décadas. As obras fazem parte do acervo do escritório de arte Mirim, que acaba de abrir as portas com trabalhos de artistas renomados e em início de carreira. A mostra fica em cartaz até o dia 11 de junho, com visitação de terça a sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 12h às 20h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos.

“Brasiliana em verde e amarelo: 1969 – 2022” é uma pesquisa expográfica que leva o público a um passeio pelo circuito da arte brasileira, por meio de pinturas, desenhos e gravuras. A coleção é criada a partir de um jogo de conexões entre verdes e amarelos e histórias de oito décadas de produção de dezessete artistas no Brasil, principalmente no Distrito Federal.

A exposição apresenta trabalhos de Álvaro de Santana (DF), Antônio Henrique Amaral (SP), Bárbara Paz (DF), Cleber Gouvêa (MG), Emanoel Araújo (BA), Gisel Carriconde Azevedo (RS), Glênio Bianchetti (RS), Gustavo Silvamaral (DF), Helena Dalbone (PR), Marília Rodrigues (MG), Nilda Neves (BA), Rafael Marques (DF), Rafael da Escóssia (DF), Romulo Barros (MG), Rosa Hollmann (PR), Rubem Valentim (BA) e Victor Gerhard (SC).

Sobre o Mirim

Mirim é um escritório de arte com base no (web) Distrito Federal, focado em pesquisar, promover e comercializar arte brasileira popular, moderna e contemporânea. Sob direção de Vinicius Maroli, o escritório tem como objetivo formar e difundir um acervo que destaca a pluralidade e potência da arte produzida no brasil. atuando tanto no ambiente virtual quanto físico, a mirim busca proporcionar uma experiência imersiva a partir da exibição do nosso museu imaginário. a decisão do nome mirim para o escritório é em referência ao acervo que está em processo de formação, também prestamos serviços de consultoria em arte e formação de acervos particulares.

Vinicius Maroli é Bacharel em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB) e atua como pesquisador, curador, marchand e artista. É diretor da Mirim Escritório de Arte que pesquisa, promove e comercializa arte brasileira popular, moderna e contemporânea. Em suas pesquisas, está interessado na gravura do Distrito Federal e no uso do espaço virtual dentro do circuito das artes visuais. É também gerente geral na Oto Reifschneider Galeria de Arte, participou, em 2021, na produção do projeto Plano das Artes coordenado por Cinara Barbosa, Leilão Social Arte & Experiência (2021) realizado pela ONG Paratodos e GPS Foundation, Programas Saber Museu e Política Nacional de Educação Museal (PNEM) do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Coordenou o projeto de extensão Mediação Cultural Educativo(s) Visíveis da Casa de Cultura da América Latina da UnB (CAL-UnB). Trabalhou na produção de exposições, como “Xingu 57: Viagem ao Brasil Central” (2022) no Museu Nacional da República, “Corpo, breve instante” de João Trevisan e “Quase música” de Ricardo Homen na Galeria Karla Osorio (2019), “Terra-lembrança” de Laura Dorneles e “Presenças e rastros” de Álvaro de Santana (2022) no Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT). É voluntário no Museu Nacional da República, auxiliando em questões de tecnologia.

Serviço:

Brasiliana em verde e amarelo: 1968 – 2022

Mostra coletiva

Obras | Álvaro de Santana (DF), Antônio Henrique Amaral (SP), Bárbara Paz (DF), Cleber Gouvêa (MG), Emanoel Araújo (BA), Gisel Carriconde Azevedo (RS), Glênio Bianchetti (RS), Gustavo Silvamaral (DF), Helena Dalbone (PR), Marília Rodrigues (MG), Nilda Neves (BA), Rafael Marques (DF), Rafael da Escóssia (DF), Romulo Barros (MG), Rosa Hollmann (PR), Rubem Valentim (BA) e Victor Gerhard (SC).

Abertura | 11 de maio

                    A partir das 18h

Onde | Galeria Casa + Tachotte&CO.

              Casapark, Piso Superior, acesso pela Livraria da Travessa

Visitação | até 11/06/2023

                    De terça a sábado, das 14h às 22h

                    Domingo e feriados, das 12h às 20h

Entrada | Gratuita

Classificação Indicativa | Livre para todos os públicos

Instagram | @galeria_casa

Endereço | SGCV Lote 22, Brasília – DF

Contatos | +55 (61) 3403-5300

                    @casapark

Agradecimentos | Mirim – escritório de arte