3ª Coffee Brasília acontece de 30 de maio a 2 de junho, no Casapark com programação gratuita, degustação, talk shows, masterclasses, feira de expositores e competições


Edição de 2024 é idealizada para quem ama, produz, vende ou promove o grão no país e também no Distrito Federal, que se firma como importante polo

O Brasil é o maior produtor e o segundo consumidor de café no Mundo. Curto, longo, forte, fraco, puro ou com acompanhamento, a bebida é uma paixão nacional. A terceira edição do Coffee Brasília, a ser realizada de 30 de maio a 2 de junho, no Casapark, promove uma experiência para descobrir, saborear e celebrar o café. O evento tem degustação e uma programação gratuita idealizada para quem ama, produz, vende ou promove o grão no país.

Nos quatro dias de evento, um extenso leque de atividades convocará profissionais renomados de diversos campos de interesse do universo da bebida para compartilharem sua expertise com empreendedores e apaixonados por café. Na edição 2024, talk shows, masterclasses, feira de expositores e competições em torno da bebida mais consumida pelos brasileiros movimentam o mall, promovendo uma imersão completa em torno do café à despertar os cinco sentidos dos entusiastas do grão.

Aulas e talks acontecerão na Cafeteria Modelo e no palco Talk Show Coffee, um espaço montado para apresentar as melhores práticas do mercado. Na Coffee Brasília Fair, a feirinha composta por expositores de café e produtos relacionados ao tema, os visitantes poderão degustar e conhecer novos sabores de café e outros quitutes artesanais.  Muito aguardados pelo público, o TNT Latte Art, e a terceira edição da Taça Barista 2024, que terá a grande final no domingo (2/6), estão entre os eventos mais disputados pelos visitantes.

Programação completa:

Na quinta-feira, dia 30 de maio, a programação começa com “Compreendendo a roda de sabores do Café Especial”, às 12h, com a palestrante Lorena Andrade, professora universitária e doutoranda em qualidade química sensorial de cafés. Em seguida, “Sustentabilidade no ponto de venda”, às 14h, com Tete Moulaz, barista e proprietária do Mercado do Café. Às 15h, “Chocolate e Café: uma viagem sensorial pelos sentidos”, com Aguimar Ferreira Chocolateria. A partir das 16h acontece o TNT Latte Art.

Na sexta-feira, 31, as atividades começam às 10h, com “Análise de sujidades em amostras de café comercial” com Samilla Teles (IFB). Às 12h, palestra “Como abrir minha cafeteria”, com Pedro Meira, consultor em negócios de gastronomia. Às 13h, “Explorando a riqueza dos aromas: uma experiência sensorial com cafés e queijos”, ministrada pela barista Carolina Alves, do Café 3Corações e Empório Capital Queijos Artesanais. “Como implementar infusões em cafeterias: do clássico às novas tendências”, com Fábio Pedrosa, criador do Vai Té Chá, acontece às 14h. A partir das 16h começa a terceira edição da Taça Barista 2024.

O sábado, 1°, começa com “A importância do moedor para extração de sabor”, às 11h, com Rodrigo Moll, sócio da Mokado Lab de Cafés. Às 12h,”A onda dos cafés fermentados”, com Talita Souza Carmo, do Instituto de Ciências Biológicas da UNB e sócia da Levare Bioprocessos. “A importância de planejar previamente o cardápio da sua cafeteria, com Carolina Alves, barista e consultora de alimentos, acontece às 13h. Às 14h, “O valor da sua marca”, com Chicão, diretor executivo do Instituto C.C. “Café em transformação: qual o impacto da interação entre ciência e cultura no nosso paladar?” é a palestra das 15h, com Everton Lagares (Café Carmesí). Às 16h, “Profissão Barista: um bate papo sobre o mercado, desafios e oportunidades”, com baristas renomados da cidade. A partir das 18h começa a terceira edição da Taça Barista 2024.

No último dia, domingo, 2, a programação começa com “Como o universo do café se mescla com outros universos como o da coquelaria”, às 12h, com Daniel Viana, barista e empresário da Ristretto Café Bar. Às 13h, “Por que a Elo Rural existe?”, com Elenild Góes Costa e Soraya Oliveira, produtoras ruras e fundadoras da Associação dos Empreendedores de Café do Lago Oeste (Elo Rural). Em seguida, “Métodos populares de preparo de café em casa”, com Danilo Cabral, sócio do portal ILoveCoffee, às 14h. “Bioeconomia na Amazônia: geração de riqueza com floresta em pé” é a última palestra da edição, às 15h, com Wanessa Cabral (mestre em agronegócios). A partir das 17h, final da terceira edição da Taça Barista 2024.

A especialista em conteúdo de café há 18 anos Mariana Proença, criadora da Semana Internacional do Café, do Guia das Cafeterias do Brasil, do Coffee The Year BrasileFundadora do Encontro Aliança das Mulheres do Café (IWCA) emprestará ao evento a sua expertise sobre a bebida e será a mediadora de algumas entrevistas do Talk Coffee e da Cafeteria Modelo. Também será responsável pela execução da Taça Barista, com oito participantes, e a Taça TNT Latte Art , com 24 participantes, e mestre de cerimônia do Coffee Brasília 2024, que conta com o apoio de Jú Morgado, campeã da primeira edição da Taça Barista do Coffee Brasília, realizada em 2022.

O Coffee Brasília promove uma imersão enriquecedora sobre a bebida, através da presença de especialistas de diferentes áreas do universo do café. No ano passado o evento contou com a presença de Garam Um, consagrado como o melhor barista de café coado do país na Brazilian Brewers Cup Champion e 3° lugar no World Brewers Cup 2023, o campeonato mundial da categoria e realizou um total de 25 aulas e talks divididos entre a Cafeteria Modelo, um espaço projetado para demonstrar as melhores práticas do mercado, e o palco Talk Show Coffee. Os tópicos abrangeram uma ampla gama de interesses, desde a importância da rede feminina na cadeia do café, com representantes da IWCA (Aliança Internacional das Mulheres do Café), até discussões sobre empreendedorismo com Dudu Quintanilha do Café Minimalize, experiências de turismo com Virgílio Ribeiro (Fazenda Maé) e Claudio Coutinho (Café Minelis), além de vivências que exploram harmonizações, drinks com café, cerveja com café e muito mais.

No ano passado o Coffee Brasília reuniu mais de 28 mil pessoas, se consolidando como o maior evento dedicado ao café do Brasil, contribuindo, ainda, para confirmar a qualidade da produção do Distrito Federal. “O Coffee Brasília retorna em 2024 para celebrar a cultura e a paixão pelo café. Esta terceira edição promete surpreender ainda mais o público com novas experiências sensoriais, oportunidades de networking, palestras, workshops e degustações exclusivas.”, diz Nahyara Alves, uma das organizadoras do evento ao lado de Ana Cristina Alvarenga que completa: “Apresentaremos as últimas tendências e inovações do mundo do café para todos os entusiastas da bebida. É também uma oportunidade para o público se conectar com os líderes e influenciadores da indústria do café.”

O grão

Valioso, há séculos o café faz parte da história da humanidade. Surgido na região de Cafa, na Etiópia, foi com a Arábia Saudita – cuja população acreditava em seus poderes milagrosos – que o cultivo do grão conquistou importância econômica. No Brasil o grão que chegou no século XVIII na então província do Pará, se firmou como um produto de grande qualidade e se expandiu para todo o território nacional, sendo que cada região produz o seu café com sabor único e inconfundível onde o terroir influencia diretamente na qualidade final do produto.

O Café no DF

O cultivo do café no Centro-Oeste pode ser considerado uma atividade recente a nível de produção comercial do grão. A região possui todas as principais características para a produção de grão de altíssima qualidade. O café cultivado na área, com terrenos de elevada altitude, clima exclusivo e solo totalmente irrigados possibilitando um maior controle sobre as variações climáticas, se destaca no quesito qualidade. São cerca de 3.500 hectares de café arábica e produção média de 125 mil sacas/ano.

A área produtora de café no Planalto Central corresponde a Brasília (DF) ao Sul. No norte de Goiás, Lanaltona de Goiás, Niquelândia, São João da Aliança (Alto Paraíso) e Formosa. Em Minas, Cabeceira e Formoso. De acordo com dados da EMATER, a área plantada no Planalto Central brasileiro é pequena se comparada às regiões de maior tradição no cultivo de café, a exemplo de Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Bahia e Paraná. Entretanto, os produtores locais, com a assistência de consultores especializados e tecnologia de ponta, têm conseguido que a cultura renda o máximo, fazendo com que a produtividade seja uma das maiores do país ao colher em média 60 sacas de café por hectare. A média nacional é de 30 sacas.

O café especial do Centro-Oeste tem surpreendido pelo sabor único e altas notas na B S C A. A colheita do grão é realizada em um período sem chuvas, diferentemente de outras regiões, eliminando a possibilidade de fermentações descontroladas, resultando em um produto padronizado com grãos de alta qualidade e sabor.

ESG

ESG é uma sigla que diz respeito à integração da geração de valor econômico aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa. O Coffee Brasília é um evento com responsabilidade ambiental e social. Haverá a coleta seletiva do lixo produzido durante a montagem, desmontagem e nos seus quatro dias de realização. O troféu a ser oferecido nas competições é sustentável, produzido de madeira de café pelo @Wood’nCoffee, O evento é totalmente acessível.

Serviço:

3ª edição do Coffee Brasília
Quando
: de 30 de maio a 2 de Junho de 2024

Horários:

30/5: 12h às 20h

31/5: 10h às 22h

1/6: 10h às 22h

2/6: 12h às 20h

Onde: Casapark
Entrada: gratuita
Faixa indicativa: livre

@coffeebrasilia_

Contato Comercial – Rose – 61 982040149

Assessoria de imprensa – UMA Comunicação – Eliane: 61 999870916

Apoio Institucional: ABIC –  Brazil Specialty Coffee Association (BSCA) –  FAPE-DF – ABRASEL – SINDHOBAR – SINDEVENTOS-DF – Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA) – Brasília Convention Bureau – Conselho Nacional do Café (CNC) – Viveiro Vale verde.

Patrocínio Taça Barista TNT: 3 Corações e a Tal da castanha

Apoio Técnico: Barista Juliana Morgado, Mariana Proença

Turismo de experiência: Café Maé, Café Minelis, Café Grão Nativo

Montadora Oficial: Mais Stand

Media Partner: Metrópoles

Assessoria de Imprensa: Uma Comunicação

Produção: Lua Cheia Produções, F2 Mais, Agência Quinta Dimensão Marketing de Experiência e Performance