Casapark abre o Espaço Casa com show de jazz para convidados
Com show de Jazz, no dia 6 de setembro, a partir das 19h, o Casapark celebra a abertura do Espaço Casa, um espaço idealizado para receber apresentações artísticas, palestras, lançamento de livros e cursos. O evento para convidados reunirá artistas visuais, músicos, escritores, teatrólogos, atores, arquitetos, designers, jornalistas e empresários de vários setores que se relacionam com o Casapark em suas diferentes esferas. A partir da segunda quinzena, sob a direção artística de Adriano Guimarães e gestão de Marconi Valadares, o Espaço Casa inicia uma programação cultural abrangente de teatro, música, dança e palestras.
Ivana Valença, diretora de marketing do Casapark comenta que a abertura do Espaço Casa se junta a outras ações que tem por objetivo público mais opções diferenciadas de cultura, lazer e entretenimento para todas as idades. “Concebido como um lugar multiuso, capaz de receber todos inúmeros tipos de eventos culturais e corporativos, como teatro, dança, música, gastronomia, moda, gastronomia e cultura digital”, ressalta a diretora de marketing.
À frente do Espaço Casa, Adriano Guimarães (diretor artístico) e Marconi Valadares (gestor administrativo) informam que a partir do dia 8 de setembro começam a receber as propostas de projetos individuais ou de coletivos interessados em ocupar o espaço. As propostas para ocupação devem ser enviadas para o e-mail espacocasa.brasilia@gmail.com, com informações sobre datas e horários pretendidos, informações sobre o evento, currículo da(o) proponente, previsão de público, valor estimado do ingresso e outras informações que considere importantes para o entendimento da proposta.
O Espaço Casa passou por reformas e adequações importantes para possibilitar conformações diferentes. A sala comporta até 150 pessoas, contando com palco e plateia móveis, bem como equipamentos de luz e som, cadeiras, camarim equipado com banheiro, vidros a prova de som, oferecendo conforto e segurança para todos.
Localizado no Piso Superior do Casapark com entrada pela Livraria da Travessa, o Espaço Casa desfruta da infraestrutura do shopping, como as 18 opções de gastronomia entre cafés, lanchonetes e restaurantes, banheiros – para adultos, portadores de necessidades especiais e exclusivos para crianças – de garagem coberta. Acessível, conta com elevador, tanto na garagem como no andar do Espaço Casa.
Show de abertura
Para celebrar a abertura, o Espaço Casa recebe o show do Gypsy Jazz Club, um grupo formado pelos músicos brasilienses Victor Angeleas (violão tenor e bandolim de 10 cordas), Pedro Vasconcellos (cavaquinho), Igor Diniz (contrabaixo acústico) e Eduardo Souza (violão manouche). A banda se propõe a representar e divulgar o estilo Jazz Manouche – consagrado no mundo inteiro pelo guitarrista cigano Django Reinhardt – em fusão com a Música Brasileira. O grupo surgiu em 2013 e, em 2016, lançou um álbum com o violinista norte-americano Ted Falcon, mesclando músicas autorais e clássicos mundiais (Ted Falcon & Gypsy Jazz Club). Em 2019, o álbum “Menestrel” foi premiado como melhor álbum instrumental na maior premiação mundial de música independente, o Independent Music Awards (IMA), de Nova York.
Sobre o diretor artístico
Com uma carreira de mais de 30 anos, Adriano Guimarães é reconhecido internacionalmente pelas pesquisas transdisciplinares envolvendo performance, teatro, literatura e artes visuais, acumulando diversas nominações e prêmios em sua trajetória. Dirigiu mais de 60 peças teatrais, entre as mais recentes: A Ponte, texto de Daniel MacIvor (2018-2019); O Imortal, baseado no conto de Jorge Luis Borges (2018-2019); Ruído, texto de Adriano Guimarães e Denise Stutz – Projeto Microteatro do Castelhinho do Flamengo (2016). Hamlet – Processo de Revelação (2015-2017). Realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior, tendo sua trajetória marcada por mostras como a Bienal de São Paulo e o Panorama da Arte Brasileira. Concebeu e publicou diversos livros e proferiu oficinas, palestras e seminários. Seu primeiro longa-metragem, intitulado “NADA”, encontra-se em fase de pós-produção, com previsão de lançamento para 2023.
Sobre o gestor
Marconi Valadares iniciou sua atividade na área cultural em 1988 com a Anti Status Quo Companhia de Dança. Atuou em mais de uma centena de projetos na elaboração, captação de recursos, direção de produção e gestão, incluindo ações internacionais na Suíça, México, Portugal, Sérvia, Eslovênia, Suíça, Espanha e Bolívia. Foi diretor do Espaço Cultural 508 Sul Renato Russo e coordenador dos espaços culturais da Secretaria de Cultura do DF. Entre os anos de 2012 e 2014 foi conselheiro de cultura no CCDF – Conselho de Cultura do Distrito