Laboratório de marcenaria prática e criativa

26 de Março de 2016
Tendências Laboratório de marcenaria prática e criativa

O LAB74, como o nome sugere, é um laboratório-escola de design. A marca tem dupla inspiração. A primeira parte do nome – mais óbvio – vem de laboratório. Já o número 74 vem do endereço do galpão, localizado na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. Aos moldes de empresas criativas que operam em bairros nova-iorquinos e usam a mesma estratégia de mercado para serem facilmente localizadas. O projeto começou como reunião de amigos que precisavam de um espaço para desenvolver projetos, servir de ponto de encontro e trocar experiências. Surgiu então, a oficina de marcenaria, que realiza cursos e workshops, como os que acontecem no Coletânea CasaPark e já ensinaram aos aficionados pelo design de móveis a desenhar “A poltrona amarela”.

Os workshops do LAB74 reúnem profissionais das mais variadas áreas, desde advogados a designers, que buscam aprender coisas novas fora de suas áreas de atuação. Conduzido pelo urbanista e arquiteto Bruno Lima, o LAB74, oferece cursos em diversas áreas, como cozinha experimental, laboratório de fotografia, produção de luminárias, técnicas de construção de cadeiras, entre outros.

Bruno conta que a proposta das aulas é a autoconstrução, em que o aluno aprende a produzir objetos que serão proveitosos para sua vida cotidiana. “O objetivo é transformar a matéria prima em peças de design interessantes, únicas e de grande utilidade para o dia a dia”, afirma Bruno. Todos os workshops são realizados com o uso de maquinário leve e de fácil acesso, assim, os alunos podem produzir e concluir suas tarefas com relativa tranquilidade. “Todos os nossos alunos conseguem chegar ao fim do curso com suas peças finalizadas”, completa. “E o resultado é sempre único, pois foi feita pela própria pessoa”, conclui.

Em 2015, o LAB74 realizará uma série de workshops dentro da programação do Coletânea CasaPark. Na edição de março, os designers e arquitetos Alex Tonda e Tadeu Omae comandarão o workshop “Garagem”, que ensinará a produzir a Cadeira Krat, do designer holandês Gerrit Rietveld, um clássico do design mundial. Ao final do curso os alunos poderão levar a sua peça para casa. O workshop acontece no dia 28 de março, sábado, das 11h às 18h, e domingo, das 9h às 18h. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do e-mail contato@limonadaproject.com.br ou pelos telefones (61) 9658-3255 e (61) 9835-6579.

Para quem perdeu a chance de participar deste workshop, o LAB74 volta ao Coletânea CasaPark, em maio para ensinar a produzir uma luminária. Para mais informações: www.casapark.com.br. Telefone: (61) 3403-5300.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se