Giro Pelo Mundo – Março/Abril 2016

15 de Março de 2016
Revista Giro Pelo Mundo – Março/Abril 2016

Mostra Frida Kahlo em Brasília

No dia 12 de abril, desembarca em Brasília uma das mais esperadas exposições do momento: Frida Kahlo – Conexões entre as mulheres surrealistas do México. Com curadoria de Teresa Arc, que já foi curadora do Museu de Arte Moderna do México, a mostra reúne 100 obras de Frida e de mais 16 artistas, entre elas, Maria Izquierdo, Remedios Varo, Lenora Carrington, nomes fundamentais para entender as vanguardas mexicanas surgidas na primeira metade do século XX. Da vasta obra deixada por Frida Kahlo, a exposição traz para a capital federal 20 telas de Frida, sendo 13 obras em papel, incluindo nove desenhos, duas colagens e duas litografias. Além disso, a exposição apresenta retratos feitos por Lucienne Bloch, Nickolas Muray, Bernard Silberstein, Hector Garcia e Martim Munkácsi e seis autorretratos de Frida. A mostra fica em cartaz até o dia 12 de junho, na CAIXA Cultural Brasília.



Piet Mondrian e o movimento Stijl

O CCBB-Brasília celebrará o aniversário da cidade com a inauguração de uma mostra que reúne um dos movimentos de vanguarda mais importantes do século XX. Mondrian e o Movimento de Stijl tem curadoria de Pieter Tjabbes e apresenta 60 obras, entre pinturas desenhos, mobiliário e fotografias de Piet Mondrian. Parte das peças apresentadas pertence ao Museu Nacional de Haia (Holanda) e traça um panorama de um dos momentos mais significativos da produção do artista, quando participou do movimento modernista De Stijl, iniciado em 1917. Do movimento surgiu também a revista De Stijl (o estilo), fundada no mesmo ano por um grupo de artistas e intelectuais, entre eles o arquiteto Gerrit Rietveld, criador das cadeiras Zig Zag e Vermelho e Azul. A publicação foi responsável por divulgar a abstração formal tão cara a Mondrian e seus colegas. Na mostra que chega à capital federal, o púbico poderá conhecer a obra de outros artistas e designers contemporâneos de Mondrian.



SP-Arte

De 7 a 11 de abril, o Prédio da Bienal de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, recebe a 12ª edição SP-ARTE. A maior e mais importante feira de galerias de arte da América Latina reunirá 120 galerias brasileiras e estrangeiras. Entre as mais importantes do mundo estão as norte-americanas David Zwirner, Michael Werner e Gagosian; as inglesas White Cube e Lisson; as italianas Continua e Cardi; e a mexicana kurimanzutto. Do Brasil, participam as renomadas Luisa Strina, Fortes Vilaça, Mendes Wood DM, Nara Roesler, Luciana Brito e Referência Galeria de Arte, de Brasília. Mas a feira tem espaço também para estreantes, como as paulistanas Frente, BFA (Boatos Fine Arts), Warm e Galeria Sé, assim como a carioca MUV Gallery e a Mamute, de Porto Alegre.



Salão Internacional do Móvel de Milão, ISaloni

Apresentado pela primeira vez em 1961, I Saloni é a mais importante mostra de design e tendências para o setor moveleiro mundial que acontece todos os anos em Milão, Itália. Este ano, junto ao Salão Internacional do Móvel de Milão, serão realizadas ainda as mostras bienais Eurocucina, que vem com o tema Tecnologia para as Cozinhas, e o Salão do Banho, que promete muitas novidades para arquitetos, designers de interiores, lojistas e compradores. De 12 a 17 de abril, a 55ª edição do Salão reunirá mais de mais de 1.300 expositores distribuídos por 150.000 metros quadrados, divididos em tipos de estilo, clássico e design, para que o público esperado de 310 mil visitantes possa conhecer o que o mundo oferece no segmento de mobiliário, acabamento, complementos e tecnologias que estarão em breve nas lojas de todo o planeta.



O que vem por aí

Art Basel Europe


Para quem está se preparando para curtir o inicio da temporada de verão na Europa, a dica é reservar alguns dias na agenda para visitar a Art Basel Europe, que este ano acontece de 16 a 19 de junho. Totalmente livre de amarras estéticas, a Art Basel Europa apresenta obras de grandes mestres da arte moderna e de artistas visuais da nova geração. Durante os quatro dias de evento, 286 galerias de arte de todo o mundo apresentarão os trabalhos de mais de 4 mil artistas em pintura, desenho, escultura, gravura, fotografia, filme, vídeo e arte digital. Mais que uma feira restrita a um pavilhão de exposições, a feira movimenta toda da cidade suíça com mostras e shows oferecidos por instituições culturais da região. Além de sua sede, a Art Basel realiza feiras em Hong Kong e Miami, com grande presença de galeristas e colecionadores brasileiros.


Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se