Giro pelo Mundo

12 de Fevereiro de 2015
Revista Giro pelo Mundo

Os meses de fevereiro e março chegam repletos de novidades, com exposições de artistas plásticos, mostras de arquitetura e decoração e festival de design. Confira a programação.

Marina Abramovic




A artista plástica e performer Marina Abramovic vem ao Brasil para expor em São Paulo, no Sesc Pompeia, a mostra intitulada de “Terra Comunal – Marina Abramovic + MAI”. Com a presença da artista durante todos os dias da exposição, ela também participará de oito encontros com o público. O evento acontece entre 11 de março e 10 de maio.

A mostra será dividida em duas partes. A primeira reunirá três instalações, “The House with the Ocean View”, que narra as ações da artista na performance de doze dias apresentada em Nova Iorque, em 2002; “The Artist is Present”, que apresenta as duas cadeiras que compuseram a mostra no MoMA, em 2010; e a “512 Hours”, criada a partir da performance na Serpentine Gallery, em Londres, em 2014.

Na segunda parte, o público poderá praticar atividades imersivas que têm o intuito de promover reflexões sobre os caminhos da performance e da arte. As performances ao vivo serão comandadas por oito artistas brasileiros escolhidos pela sérvia, entre eles, o grupo Emprezza, de Goiânia, que tem a participação do artista, conhecido pelo público brasiliense, João Angelini. Para acessar a programação completa clique aqui.

Zipper Galeria – Zip’up




O artista carioca Matias Mesquita será o próximo a se apresentar no Zip’Up da Zipper Galeria, em São Paulo, no Jardim América. A mostra, intitulada Permanência, traz imagens realistas do céu de Brasília pintadas em placas de concreto. Ele tenta capturar em uma fração de tempo a nuvem que muda seu formato em poucos minutos.

Na segunda mostra, preparada especialmente para a Zipper, o artista aborda a representação da fila, um símbolo da burocracia, que encontra como suporte ideal os materiais industriais que formam a estrutura da urbe contemporânea. Quem quiser conferir, as mostras ficam em cartaz até o dia 21 de fevereiro.

Bienal de Veneza



Um dos principais eventos de arte do mundo, a Bienal de Veneza acontece do dia 9 de maio a 22 de novembro. O escolhido para ser o curador da 56ª edição foi o nigeriano Okwui Enwezor. O anúncio foi feito pelo conselho de diretores do evento. Okwui Enwezoré, desde 2011, diretor do museu Haus der Kunst, em Munique. Foi diretor artístico da 2ª Bienal da África do Sul e da Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Sevilha.

SP Arte




Em sua 11ª edição, a SP Arte acontece entre os dias 09 e 12 de abril no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera. Durante os quatro dias de evento, mais de 140 expositores de 17 países, entre eles Áustria, Alemanha, Itália, Eslováquia, África do Sul, Suíça e Uruguai, divulgarão seus trabalhos em uma das maiores feiras de arte do mundo. São cerca de 80 galerias brasileiras e, entre as 12 estrangeiras, a Goodman Gallery, The Approach e a Alexander Gray Associates participam do evento pela primeira vez.

O evento traz duas novidades para esse ano, a Open Plan e a Performance voltadas para instalação de arte. A primeira tem curadoria de Jacopo Crivelli Visconti, curador da Bienal de Cuenca. Já a Performance tem coordenação de Cauê Alves, curador do pavilhão brasileiro da 56ª Bienal de Veneza, curadoria de Marcos Gallon, curador e organizador do Festival Verbo de Performances, e Juliana de Moraes, professora de performance do bacharelado em artes visuais do Centro Universitário Belas Artes. A SP Arte acontece de quinta a Sábado, das 13h às 21h, e domingo das 11h às 19h.

Referência – Davi Almeida




David Almeida é um dos artistas da nova geração de Brasília. Formado em Artes Plásticas pela Universidade de Brasília, o artista apresenta do dia 21 de fevereiro a 21 de março, na Referência Galeria de Arte, a mostra Sobre habitar o invisível. Com curadoria de Suzzana Magalhães, David apresentará 12 obras, entre óleos sobre tela, desenhos, fotografias e serigrafias, resultado da residência realizada em 2014 na FAAP. A Referência Galeria de Arte fica na 205 Norte, bloco A, loja 9. Visitação, de segunda a sábado, 12h às 19h. As obras estarão à mostra para visitação gratuita e livre para todos os públicos.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se