Giro Design – Novembro e Dezembro/2016

15 de Novembro de 2016
Revista Giro Design – Novembro e Dezembro/2016

Los Carpinteros: Objeto Vital

Até o dia 15 de janeiro de 2017, o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília apresenta a mostra Los “Carpinteros: Objeto Vital”. Distribuídas em cinco salas e no Jardim, a mostra reúne 70 obras de um do celebrado coletivo cubano formado pelos artistas visuais Marco Castillo e Dagoberto Rodríguez. As obras possuem um caráter inusitado e irônico, com uma multiplicidade de significados. Segundo Dagoberto, as obras são um testemunho do que acontece em Cuba e na América Latina. Há críticas sobre a influência europeia na América Latina, sobre os modelos políticos vigentes – tanto de esquerda como de direita – e uma forte investigação sobre o estado físico e psicológico do ser humano em meio às novidades. Visitação, de quarta a segunda, as das 9h às 21h. O CCBB-Brasília fica no SCES Trecho 2 Lote 22.

Henri Matisse – Jazz

Em cartaz na Galeria Vitrine, da Caixa Cultural Brasília, a mostra “Henri Matisse – Jazz” traz ao público 20 pranchas impressas do álbum Jazz, publicado em 1947. Produzidas com a técnica de estêncil, que utiliza recortes e colagens de papel sobre papel e tinta guache. A série levou cinco anos para ficar pronta, sendo que apenas 250 álbuns foram reproduzidos. Apenas dois estão no Brasil. Os desenhos em exposição na capital federal são do exemplar número 196 e pertencem ao acervo do Museu da Chácara do Céu, do Rio de Janeiro. A mostra fica em cartaz até o dia 23 de dezembro, com visitação de terça a domingo, das 9h às 21h. A Caixa Cultural Brasília fica no SBS Quadra 4, Lotes 3/4.



Sobre todos os meus vazios – Pedro Ivo Verçosa

Com 277 peças entre pinturas, desenhos, fotos e objetos, a mostra “Sobre todos os meus vazios”, de Pedro Ivo Verçosa, apresenta a sua mais recente produção, reflexo de sua mudança para São Paulo, onde mora e trabalha há um ano e meio. Nesta nova fase de seu trabalho, Pedro Ivo deixa de lado os retratos e passa a experimentar com suportes e linguagem. A mostra tem curadoria de Marco Antônio Vieira fica em cartaz até janeiro de 2017, na Hill House, CasaPark, Piso Térreo.



Arte Naïf, uma viagem na alma brasileira

A Galeria Marta Traba, do Memorial da América Latina – São Paulo -, recebe, a mostra “Arte Naïf, uma viagem na alma brasileira”. Segundo o curador, Jacques Ardies, a Arte Naïf baseia-se na liberdade para expressar memórias e emoções, por isso, escolheu apresentá-la em montagem em ordem cronológica, começando pela década de 1940 até os dias atuais, com destaque para a pintura tropicalista, as evocações divinas em dégradés sofisticados e outras características marcantes da cultura como cenas paulistanas, cores quentes, a boemia carioca e baianas em trajes finos. Para a mostra, foram escolhidos 70 nomes que representam o movimento. Os artistas estarão divididos em três núcleos: histórico – composto por registros de nomes já reconhecidos no segmento e com trajetória sólida; atual, com nomes ativos no presente, cujos trabalhos também sofrem influencias de novas técnicas e temas contemporâneos e complementando a exposição, uma área especial composta por 10 esculturas representativas do segmento destacado. O Memorial da América Latina fica na Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 – Barra Funda, São Paulo. Aberto todos os dias, das 9h às 18h.



Corpos em muda – Eduardo Berliner

Até 23 de dezembro, a Casa Triangulo – São Paulo – apresenta a exposição individual do artista carioca Eduardo Berliner. Sob curadoria de Priscyla Gomes e Felipe Kaiser, a mostra intitulada “Corpos em Muda” é composta por pinturas inéditas de grandes formatos, criadas nos últimos anos. O título é uma homenagem ao livro “A desumanização”, do escritor português Valter Hugo Mãe. As pinturas de Berliner são baseadas em recortes justapostos a lastros de memórias e observações do mundo, resultando em imagens perturbadoras, nas quais se confundem o familiar e o estranho, o natural e o absurdo, o surreal e o lirismo. A Casa Triângulo fica na Rua Estados Unidos, 1324 – Jardins, São Paulo.




O que vem por aí

Asseidade da Fenda – David Almeida

No próximo dia 26 de novembro, às 17h, será inaugurada a mostra Asseidade da Fenda, de David Almeida, no Elefante Centro Cultural. Com pinturas, desenhos, objetos, fotografias e instalação, a exposição apresenta a mais recente produção do artista visual brasiliense radicado em São Paulo, um percurso territorial que vai do espaço intimo ao urbano, em um vislumbre da utopia da paisagem. A mostra tem curadoria de Ana Roman e texto da curadora com o filósofo Yonathan Listik. Prévio à abertura, acontece o Atelier Aberto, com a presença do artista, que finalizará a produção, e da curadora, que acompanhará a montagem. A mostra fica em cartaz até o dia 23 de dezembro, com visitação de segunda a sexta, das 14h às 19h, e sábado, mediante agendamento pelo telefone (61) 3541-3146. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. O Elefante Centro Cultural fica na W3 Norte, quadra 706, entre os blocos B/C, Loja 45, Asa Norte, Brasília (DF).




Art Basel in America

De 1º a 4 de dezembro, acontece a Art Basel Miami Beach. Este ano, a edição norte-americana de uma das mais importantes feiras de galerias de arte do mundo receberá 269 galerias, sendo 15 delas brasileiras, com uma mostra significativa de obras de mestres da arte moderna e contemporânea mundial, bem como uma nova geração de artistas visuais dos cinco continentes. Durante a realização da feira, acontecem os eventos paralelos. Mais de 20 feiras satélites ligarão os vários bairros da cidade, explorando temas como design, cultura e comércio. Os museus e galerias da cidade também prepararam uma programação especial.




Onde anda a onda


Na segunda quinzena de dezembro, o Museu Nacional da República inaugura a segunda edição da mostra “Onde anda a onda”, com obras de artistas de renome nacional e internacional representados por 15 galerias de Brasília. O Museu Nacional da República fica na Esplanada dos Ministérios, Brasília-DF.


Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se