Para dias de festa e de folga

18 de Dezembro de 2014
Tendências Para dias de festa e de folga

Especialista em menus especiais para festas, a chef chilena Alejandra Faúndez esteve no CasaPark para uma aula-show durante o evento CasaPark Gourmet Especial de Fim de Ano. Ela deu dicas incríveis sobre como preparar pratos fáceis e deliciosos para receber os amigos e a família. Alejandra mora no Brasil há 14 anos e comanda, no Rio de Janeiro, o AF Gastronomia, empresa especializada em eventos gastronômicos. As receitas que ela criou podem ser preparadas no dia anterior e, o melhor de tudo, foram pensadas para comer sem muitos protocolos. São os finger foods, pequenas porções de comida que podem ser consumidas sem a necessidade de talheres nem lugares marcados na mesa de jantar, facilitando a nossa vida em tempos de festa e de férias.

Se você perdeu as dicas da chef Alejandra Faúndez na aula show do CasaPark aproveite agora e conheça alguns dos seus segredos. Boas festas!

Couscous marroquino à mediterrânea

Ingredientes

500g de Couscous marroquino
300g de Queijo de cabra fresco picado
4 tomate maduros picados
1 cebola picada
5 maço de hortelã
Suco de dois limões
Azeite de oliva

Emulsão de Coentro

Coentro (fresco) – 2 molhos
Azeite de oliva – 200ml
Sal à gosto
Limão siciliano (sumo) – 1 unidade

Preparo

Couscous de queijo de cabra e tomate concassé

Corte o queijo de cabra e reserve. Coloque o couscous numa tigela e cubra com uma mistura de água fervente com sal e tampe. Deixe hidratando por 5 minutos e quando estiver pronto, solte o couscous com um garfo. Junte um pouco de azeite de oliva e reserve. Pique o tomate, as folhas de hortelã e junte aos couscous. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite.

Emulsão de Rúcula

Lave e passe as folhas de rúcula rapidamente pela água fervente e logo coloque em uma tigela de água e gelo para resfriar. Escorra bem e leve ao liquidificador para bater com o azeite e 50ml de água fria. Tempere com sal e passe por uma peneira para que a emulsão fique bem lisa.

Procedimento de finalização

Em copinhos de servir cachaça, coloque o couscous, o queijo de cabra e o tomate. Deixe a emulsão de rúcula em uma molheira para que cada um se sirva à vontade.

Satay de frango ao curry com chutney de tomate

Ingredientes

1 kg de Frango cortado em filés pequenos
2g de Coentro em grão
2g de Cominho em grão
2g de Erva doce em grão
2g de Páprica doce
2 dentes de Alho picado
3g de curry em pó
10 ml de Vinagre de vinho tinto
Sal a gosto
1 cebola branca picada
Raspas de um Limão siciliano raspas – 1 unidade
150 ml de Azeite de oliva
10 espetos de madeira

Chutney de Tomate

Raspas e o suco de um Limão
2g de Canela em pó
4 tomates picados
120g de Açúcar refinado
2g de Cominho em Grão
1g de Pimenta Caiena
1g de Cravo da Índia em pó
1g de Sal

Preparo

Chutney de Tomate

Coloque todos os ingredientes na panela para cozinhar em fogo médio, mexendo de vez em quando até ficar com ponto de chutney, como se fosse uma geleia com pedaços de fruta quase desmanchando. Retire a espuma que se formar na superfície.

Satay de frango

Corte o frango em tiras finas com 1cm de largura e reserve. Tempere o frango com cominho e coentro em grão, erva doce, páprica, alho, curry, cebola, raspas de limão siciliano, azeite de oliva e deixe descansar por 1 a 2 horas. Espete o frango temperado, pincele com azeite de oliva e leve para assar em forno pré-aquecido a 200º C em um tabuleiro coberto com papel alumínio até ficar levemente dourado. Reservar quente para servir.

Finalização

Sirva o Satay de frango com chutney de tomate.

Concha de beterraba com tatatouille, mel e alecrim

Ingredientes

2 cebolas picadas
3 dentes de alho picados
300 ml de Azeite de oliva
Sal a gosto
1 Berinjela picada
1 Abobrinha picada
1 ½ tomate picado
100g de Mel
2 pacotes de Concha de beterraba
Pimenta rosa
Alecrim
Broto de coentro

Preparo

Em uma frigideira aquecida, refogue um a um os legumes. Junte tudo e refogue mais um pouco para unificar o sabor. Tempere com sal e alecrim fresco picado. Reservar.

Finalização

Sobre cada concha de beterraba coloque uma colher de ratatouille. Sobre a mistura de vegetais, coloque um pouco de mel, pimenta rosa e o broto de coentro.

Rabanada com calda de laranja e flor de laranjeira

Ingredientes

Rabanada

1 Pão de rabanada
½ l de Leite integral
3 ovos
60g de Açúcar refinado
100g de Açúcar refinado para polvilhar
10g de Canela em pó para polvilhar
1l de óleo de girassol

Calda de Laranja

100g de Açúcar cristal
30ml de Cachaça
20g de Manteiga sem sal
40g de Fécula de batata
As raspas de 1 laranja pera
Suco de 10 Laranjas Pera
10ml de água de Flor de laranjeira

Para finalizar

1 Romã fresca
Palitos de chocolate

Preparo

Rabanada

Corte o pão em rodelas de 1 cm de espessura. Misture o açúcar refinado e canela para a finalização. Em uma tigela, coloque o leite e o açúcar e misture bem. Em outra tigela, bata os ovos e reserve. Aqueça o óleo. Mergulhe as rodelas de pão no leite e passe-as na tigela dos ovos. Retire o excesso e leve para fritar até dourar. Retire e coloque em um tabuleiro com papel toalha e deixe esfriar. Polvilhe o açúcar com a canela.

Calda de laranja e flor de laranjeira

Separe umas cinco colheres do suco de laranja, misture com a fécula e reserve. O restante do suco, coloque numa panela, adicione a cachaça, o açúcar refinado e leve ao fogo por aproximadamente 20 minutos. Acrescente as raspas de laranja e a fécula de batata dissolvida no suco de laranja e cozinhe até ficar em ponto napê – aquele em que ao mergulhar uma colher na calda e passar o dedo nas costas dessa colher, se forma um caminho e ela não escorre -. Desligue o fogo e finalize com a manteiga e a água de flor de laranjeira. Deixe esfriar na geladeira. Retire os grãos da romã e reservar.

Para servir, coloque sobre a rabanada a calda de laranja, alguns grãos de româ e o palito de chocolate

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se