Sua casa com a cara de 2015

18 de Dezembro de 2014
Tendências Sua casa com a cara de 2015

Criada em 1962 nos Estados Unidos (New Jersey), a Pantone ficou conhecida mundialmente por apontar tendências em cores a serem utilizadas em processos criativos na indústria gráfica, têxtil, na moda e no design de interiores, que influenciam nas escolhas dos profissionais do mundo da arquitetura e do design de interiores. Desde então, todos os anos o instituto apresenta “A Cor do Ano”. Sua escolha é embasada por pesquisas de tendências observando-se os hábitos de consumo da sociedade, a economia global, o que a indústria de entretenimento está apontando como novidades (em filmes, música, televisão) entre outros fatores. Para falar sobre o tema e ainda dar dicas de como atualizar a decoração de sua casa seguindo as tendências da Pantone para 2015, a diretora executiva do Instituto Pantone no Brasil Blanca Liane veio ao CasaPark e conversou com o Blog do Casa.

Blanca Liane conta que para o próximo ano as tendências apontadas pela Pantone estão relacionadas a um estilo de vida que busca equilíbrio, satisfação e harmonia. Entre elas estão a Botanicum, inspirada nas sofisticadas e complexas combinações de cores tão abundantes na flora e na fauna. Já a tendência Serendipity, ou surpresa agradável, se traduz na audácia de perseguir sempre a iniovação. E tem ainda a Zensations, que aborda os sentidos para alcançar novos patamares de inspiração.

A Botanicum é inspirada nas complexidades da flora e da fauna sofisticadas, formando intrigantes grupos de cores com combinações de verde e roxo, contrapostos ao neutro. Ideal para ambientes mais íntimos, essa tendência cria uma atmosfera complexa com tons de azuis empoeirados ou rosados esfumaçados. Quando estes tons são justapostos, emerge uma palheta de cores naturais e sofisticadas. Ele busca o hyper-realismo por meio de estampas digitais e revisita os tons terrosos e minerais.

A Serendipity, surpresa agradável ou acidente feliz, significa que designs inovadores se encontram com cores inesperadas. Um laranja chamativo se junta com um azul frio, enquanto o verde se ilumina com um amarelo ouro e um hot pink com um escarlate. Tudo sob o olhar de peças em tons pastel. Estas sinergias se originam em uma criatividade conceitual.

As cores utilizadas da paleta Zensations elevam os nossos sentidos através de sua característica “iluminada”. Essa tendência faz uso constante da família dos azuis, como o azul marinho e o azul-esverdeado, que trazem inspirações para um nível de design mais profundo com o uso conjunto de prata e dourado para criar pontos luminosos na decoração.

Décor Aplicado

À convite do CasaPark, quatros escritórios de arquitetura de Brasília criaram espaços conceituais seguindo as tendências de cores da Pantone na decoração para 2015.

Roberto Carril – Ambiente Conceitual

Roberto-Carril

O desafio do arquiteto Roberto Carril foi montar um Ambiente Conceitual que abrangesse as três tendências e, principalmente, que estas conversassem entre si. “Quando recebi a proposta, imaginei o projeto em três dimensões – as dimensões que nós mesmos vemos em qualquer ambiente: altura, largura e profundidade. Assim, pude sobrepô-las, porque, na realidade, ninguém vê um espaço sempre da mesma posição, e, ao invés de dividir o espaço em três, compus com as três tendências juntas”, explica. A parede azul escura, com o contraste do cinza, do bege da poltrona Gió, de Sérgio Rodrigues(Hill House), e, principalmente, com o metálico do par de vasos Arc, da designer Carolina Haveroth (Movin Concept), compõem a parte da vitrine com a tendência Zensations. Para a Botanicum, os produtos escolhidos foram o painel de madeira colocado na parede, o tapete La Dig Almode em tons marrons (Gallery Tapetes), os quadros da Marilyn Monroe (Abraccio) e as luminárias coloridas Ginga TXT (Lumini). Já para a Serendipity foi materializada na cadeira Standard, do designer Jean Prouvé (Movin Concept), com encosto e assento de madeira clara, que contrasta com os livros vermelhos, assim como o espelho de mesa redondo de borda vermelha (Movin Concept) se harmoniza com a cor cinza neutro da parede, criando um efeito cênico.

André Alf – Hall de Entrada

Andre-Alf

Com a combinação de tons fortes entre si, a paleta Serendipity traz designs inovadores com cores inesperadas. “Na montagem do ambiente, eu optei em colocar uma parede preta para deixar as atenções voltadas para os tons do mobiliário, que dão a identidade à tendência escolhida”, explica o arquiteto André Alf. O contraste entre a mistura de cores intensas com tons claros e neutros, como o preto e o bege, compõe o local onde o mito de evitar juntar tons vivos é esquecido. Este tipo de decoração traz ao ambiente inovação e modernidade. “Esse estilo é, basicamente, a intervenção da cor e a liberdade no momento de compor”, completa André. Os puffs redondos azuis (Abraccio) ao lado da poltrona Husk no tom mostarda da designer Patrícia Urquiola (Casual Móveis), assistidos pelo buffet 2V azul, da design Jayme Bernardo (Movin Concept), e a banqueta em laca vermelha (Prima Linaa) em frente à composição entre a mesa Centro Case, da design Marcelo Ligieri (Movin Concept), o criado mudo EME Verde Castanho (Oppa) e a vitrola laranja (Oppa), seguem a tendência de cores para decoração e design de 2015. “Eu imaginei um hall de entrada de um apartamento de um jovem casal moderno e antenado nas novas tendências, mas que não necessariamente as siga por completo, dando mais identidade ao ambiente”, finaliza.

Helio Albuquerque e Sonia Peres – Varanda

Sonia-Peres-e-Helio-Albuquerque

A dupla Helio Albuquerque e Sonia Peres montaram uma varanda integrada à sala de um típico apartamento brasiliense, que agregada à ala interna, e não perdeu o toque de ambiente externo. Com o ventilador Wind da marca Gervasoni (Casual Moveis), almofadas em tecido floral (Under Gallery), tapete Dhurrie Squarefoot (Gallery Tapetes), Deck (Sonotto), estante Play em madeira maciça (Abraccio) com adornos da loja Under Gallery, lanternas em madeira e vidro (Casual Moveis), luminária Jielde Loft (Lumini), mesa lateral AWA B&B da designer Naoto Fukasawa (Casual Moveis) e a poltrona Canasta B&B da designer Patrícia Urquiola (Casual Moveis), os arquitetos trabalharam com a paleta Botanicum, que propõe uma seleção de cores mais acinzentadas, como o rosa, o verde, o amarelo mostarda, o cinza e o bege. “A principal característica desses tons é a relação com a natureza, mas de maneira urbanizada. Elas lembram folhas secas, mas humanizam o ambiente também com toques dos próprios moradores, que dão a identidade do local”, diz Helio Albuquerque.

Escritório M.A.A.I. – Sala de Jantar

MAAI-Monica-Pinto-Arnaldo-Pinho-e-Isabel-Veiga

Os arquitetos do escritório M.A.A.I., Mônica Pinto, Arnaldo Pinho e Isabel Veiga, apresentaram uma sala de jantar conceitual seguindo as últimas tendências de cores e padrões para 2015. O buffet Arquitetura (Estudio), a bola da loja (Hill House), o vaso com Folhagem (Mainline) com um belo arranjo (Saccaro), a Luminária Octo (Lumini), a mesa ELLE de Jader Almeida e Cadeiras Cantu de Sérgio Rodrigues (Hill House), o centro de mesa Estrela Murano, o vaso Murano (Undergallery) e o tapete Persa Reloaded (By Side) foram escolhidos de acordo com a tendência Zensations, que aborda os sentidos para alcançar novos patamares de inspiração. Com o uso constante de tons azuis, como o azul-esverdeado e o azul petróleo, em sintonia com um vermelho intenso e um verde bandeira, esta paleta permite misturar estas cores com peças pratas e douradas, para criar um ambiente mais iluminado, com pontos estratégicos de brilho. “Procuramos seguir todos os padrões de cores da Zensations. A primeira peça que escolhemos foi o tapete azul – foi ele quem nos guiou até o fim do garimpo. Com as cores e o mobiliário escolhido, decidimos abusar da disposição dos móveis para dar um charme a mais, além de deixar mais moderno”, explica Arnaldo Pinho.

Cadastre-se e receba novidades

Quer ficar sabendo sobre promoções, notícias e informações do CasaPark?

Cadastre-se